terça-feira, 5 de março de 2024

O surgimento de Belo Monte no sertão de Alagoas

 

Á partir de 1560, os exploradores iniciaram a subida pelo rio São Francisco em busca de novas descobertas. Atingindo o Ipanema, encontraram nele uma estrada aberta para suas penetrações ao interior, que chegaram até Pesqueira, no estado de Pernambuco. 

Foi exatamente no ponto de encontro entre os dois rios, que se estabeleceu um núcleo populacional onde missionários, colonizadores e comerciantes dos centros maiores faziam seus negócios. O local ficou sendo conhecido como Barra do Ipanema, ainda hoje existente.

Foi exatamente de Barra do Ipanema que partiu um cidadão, cujo nome é desconhecido, com destino à região hoje ocupada pelo município de Belo Monte. Fundou ali uma fazenda de gado bovino. O curral da propriedade situava-se onde é hoje a Praça Epaminondas Machado. Ainda se vêem, escavados na rocha, os buracos da Casa Grande.

O nome primitivo foi Lagoa Funda, pelo fato de existir próximo uma lagoa de grande profundidade. Segundo a tradição, o surgimento da colonização de Belo Monte foi por volta de 1822.

Em 1866, foi elevada à condição de vila, com o nome de Belo Monte.
Gentílico: belo-montense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vereador SERGIO DE ZÉ PRETO

  Mario Sérgio Silva foi candidato a vereador nas Eleições Municipais de 2016 no município de Belo Monte/AL, e concorreu pelo partido PSD co...